The Sims: Jogo Computacional como uma Ferramenta Pedagógica na Construção do Conhecimento Matemático

Autores

  • Rúbia Juliana Gomes Fernandes
  • Guataçara dos Santos Junior

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v5i1.477

Palavras-chave:

Games, Mathematics, Interaction, Technology

Resumo

A presente análise teve como objetivo investigar se o jogo The Sims pode favorecer a aquisição dos conhecimentos matemáticos no processo ensino-aprendizagem das situações-problemas, a partir de momentos em que os jogos computacionais possam envolver os conceitos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental. A investigação foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental numa escola da Rede Municipal de Curitiba localizada na região leste da capital, em um bairro considerado o segundo mais violento da cidade. Baseou-se na exploração realizada no laboratório de informática e nas aulas de matemática, apoiando-se na interação, como fio condutor na resolução de problemas em momentos de jogos computacionais. Sob essa ótica, a fundamentação teórica transcorrerá à luz dos estudiosos da vertente interacionista e da Educação Matemática Crítica.

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Publicado

2016-11-17