Caracterização e beneficiamento primário de placas de circuito impresso (PCI) de telefones celulares
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v8i2.495Palavras-chave:
Separação granulométrica, Sucata eletrônica, Metais, ReciclagemResumo
Devido ao constante avanço tecnológico, uma grande quantidade de aparelhos é descartada por obsolescência tecnológica ou defeitos. Isto acarreta a contaminação do solo e do lençol freático, além de representar perda econômica pois as PCI (placas de circuito impresso) dos telefones celulares são ricas em metais pesados e alguns metais valiosos. Com o objetivo de conhecer melhor a composição e concentração destas PCI de modo a otimizar os processos de reciclagem, foi realizada a caracterização das PCI através da digestão em água régia e da utilização das técnicas de DRx (difração de raios x) e FRx (espectrometria de fluorescência de raios x). Os resultados proporcionaram conhecimento suficiente a respeito da composição e concentração dos principais metais das PCI. A presença de ouro, prata e cobre chama a atenção para o potencial econômico destes resíduos. Estudos são necessários para desenvolver os processos mais adequados com vistas a concentrar estes metais e viabilizar sua reciclagem.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/