Reflexões sobre o ensino dos números relativos na educação de jovens e adultos: análise do livro didático e utilização de tecnologias de informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v8i2.497Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Números Relativos, Tecnologia de Informação e Comunicação, JogosResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada às pessoas que não puderam terminar os estudos na idade adequada. Por se tratar de um público com características específicas, exige dos professores a utilização de metodologias de ensino apropriadas para estimular a aprendizagem destes alunos e favorecer os saberes construídos ao longo da vida. Neste artigo, inicialmente discute-se uma investigação acerca do processo de ensino–aprendizagem de números relativos a partir da análise da bibliografia utilizada na EJA. Considerando as características do público presente na EJA, o modelo de ensino deve se basear numa aprendizagem significativa e contextualizada. Seguindo essa perspectiva, o referencial teórico aqui adotado é a Teoria da Aprendizagem Significativa, segundo o qual a contextualização deve ser feita através de exemplos concretos do mundo real, da utilização de objetos manipuláveis e através do uso de tecnologias. A fim de complementar a investigação, buscou-se métodos de ensino contextualizados e que se baseiam em utilização de tecnologias de informação e comunicação. São apresentados aqui, sete jogos que podem ser facilmente utilizados em sala de aula, sendo quatro jogos de tabuleiro e três jogos online. Cabe ressaltar que os jogos de tabuleiro aqui propostos podem ser confeccionados pelos próprios alunos e professores, utilizando material reciclado. Com a proposta, pretende-se contribuir com os alunos e professores através da disponibilização das atividades para que possam favorecer o processo de ensino-aprendizagem de números relativos nas escolas.Downloads
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