Proposta de prevenção de acidentes: um foco em aspectos comportamentais

Autores

  • Ana Paula da Silva Universidade Severino Sombra
  • Enilson Salino Braga Universidade Severino Sombra
  • Alex Franco Ferreira Universidade Severino Sombra
  • José Thomaz de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v10i1.943

Palavras-chave:

Acidente do Trabalho, Aspecto Comportamental e Prevenção

Resumo

Diariamente, pessoas de diversas categorias e classes sociais sejam elas iniciantes, aprendizes ou até mesmo os mais experientes, estão envolvidas em algum tipo de acidente do trabalho, tendo como um dos influenciadores o fator humano.  Este trabalho é uma revisão bibliográfica, onde através de pesquisas em revistas, artigos, dissertação de mestrado dentre outros recursos, buscou-se abordar o elevado número de acidentes do trabalho e apresentar propostas para prevenção dos mesmos, tendo como foco o aspecto comportamental.  Verificou-se mais de 600 mil acidentes no ano de 2015, destes, mais de 2500 vieram a óbito, segundo dados da AEPS (2015).  Partindo desse princípio, o presente trabalho fez uma abordagem em um dos fatores que propiciam o acidente do trabalho, que é o fator humano.  A partir de então, buscou-se propostas para eliminar os acidentes, mas principalmente, trabalhar com medidas de prevenção que traga conscientização ao funcionário, para tanto foi apresentado o Programa 5S, a Auditoria Comportamental e a Ginástica Laboral.  São medidas fáceis de implantar, podem ser desenvolvidas em qualquer empresa, porém para que as mesmas dêem resultados, deverá haver conscientização e transformação tanto por parte do empregado quanto por parte do empregador e principalmente deve haver comprometimento de ambas as partes.  Conclui-se que essas medidas, embora sejam simples, podem trazer melhores condições de trabalho aos funcionários, bem como uma maior e melhor segurança, visto que todas elas visam uma melhor qualidade de vida no trabalho. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alcântara, D. L. de F., et, al – Busca por uma melhor qualidade de vida no trabalho utilizando a ginástica labora como ferramenta – artigo apresentado no XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – 2014.

Bozzetto, M. – Fatores pessoais que interferem no acidente de trabalho – artigo apresentado no XXXII Encontro Nacional de engenharia de Produção – 2012.

Brasil – Anuário Estatístico da Previdência Social – 2015. Disponível em: http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/AEPS-2015-FINAL.pdf - acessado em 02/05/2017.

Cavassani, A. P., Cavassani, E. B, & Biazin, C. C. Qualidade de vida no trabalho: fatores que influenciam as organizações – artigo apresentado ao XIII SIMPEP, 2006.

Di Lascio, C. H. R. A Psicologia no trabalho. Revista Contato – CRP 08, ano 23, nº. 113, Curitiba, 2001, p.11.

Ferreira, K. Da S., Santos, A. P. - Os Benefícios Da Ginástica laboral e os possíveis motivos da não implantação – artigo apresentado a Revista Educação Física UNIFAFIBE, Ano II, n. 2, p. 56-72, 2013.

Gavioli, G, Siqueira, M. C. M., & Silva, P. H. R. Aplicação do Programa 5s em um sistema de gestão de estoques de uma indústria de eletrodomésticos e seus impactos na racionalização de recursos – artigo apresentado ao SIMPOI, 2009.

Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Brasília, DF.

Lopes, T. C. E.; Nogueira, E. J, Martinez, M. R. L. Influencia da ginástica laboral em funcionários que trabalham com telemarketing.. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd124/ginastica-laboral-em-funcionarios-que-trabalham-com-telemarketing.htm . Acessado em 02 de junho de 2017.

Meneghetti, A. A. A importância da auditoria comportamental para a prevenção de acidentes na indústria petroquímica – Dissertação apresentada a Curso de Mestrado em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense, 2010.

Miranda, K. F. Acidentes de trabalho: principais causas e prevenções – artigo apresentado no XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – 2009.

Oliveira, J. R. G. A prática da ginástica laboral. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

Ribeiro, Haroldo- Cinco etapas preventivas – artigo revista CIPA, edição março de 2017.

Sampaio, A. A., & Oliveira, J. R. G. A Ginástica Laboral na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida no trabalho – artigo apresentado ao Caderno de Educação Física, Marechal Candido Rondon, 2008.

Simioni, A. F., & Patrocínio, A. B. Segurança Comportamental em ambientes de trabalhos – artigo apresentado ao curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho na FATEP, 2015.

Silva, C. E. S, Silva, D. C., Neto, M. F., & Sousa, L. G. M. 5S: Um programa passageiro ou permanente? XXI ENEGEP, 2001.

Spinelli, L. E. Compromisso de todos – artigo Revista CIPA, 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-01