Cálculo Automatizado para Empuxos de Terra: Uma Proposta Educacional
Resumo
A tecnologia tem possibilitado um dinamismo considerável na propagação de informações em diferentes áreas, inclusive na educação. O presente trabalho visa facilitar o aprendizado do cálculo de empuxo de terra no âmbito da disciplina de mecânica dos solos, a partir da utilização do software matemático Smath Studio, tornando os cálculos automatizados. Serão apresentados quatro exemplos específicos, que são de suma importância para a construção do aprendizado deste conteúdo, de modo detalhado e preciso. O roteiro automatizado entregará os valores das resultantes de empuxo e seus respectivos braços de alavanca. Para dar melhor sustentação aos resultados, o trabalho apresenta em sua metodologia a base teórica necessária acrescida de detalhes específicos para as situações abordadas, possibilitando uma compreensão completa dos temas propostos. A fim de assegurar a exatidão dos cálculos desenvolvidos no roteiro, foi utilizado bibliografia pertinente, a qual forneceu dados para elaboração das simulações e trouxe parâmetros para as respostas, que se mostraram corretas. Dado a relevância do tema na esfera profissional, além da acadêmica, é possível tomar este trabalho por base e desenvolver melhorias e adaptações para aplicação em obras reais que necessitem do cálculo dos empuxos de terra. Vale ressaltar a possibilidade de torná-lo ainda mais completo em seu uso, acrescentando novas simulações.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/