Edições anteriores

  • Anais do X Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro – ECOB
    2024

    Com o tema “RIOS EM NOSSAS VIDAS: O DESAFIO DE REGULAR - A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas”, o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) realizou nos dias 30 de novembro, 01, 02 e 03 de dezembro de 2022, o décimo Encontro de Comitês
    de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro, o ECOB. Após dois anos, o evento retornou ao formato presencial na região do Vale do Café na Universidade de Vassouras em Vassouras/RJ. Houve ainda
    transmissão simultânea pelo canal Fórum Fluminense de CBHs no YouTube e toda programação está gravada para acesso de todos a qualquer momento. (https://www.youtube.com/@forumfluminensecbh). Nesta edição, o Encontro contou com uma programação diversificada incluindo mesa de debates, minicursos, rodas de diálogos, visitas técnicas, além da apresentação de trabalhos técnicos-científicos e a realização da Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia Hidrográficas com a eleição para sua nova gestão. O evento se destacou pela diversidade e qualidade dos trabalhos. O X ECOB-RJ, na busca de maior aprendizado na gestão de nossas bacias hidrográficas, diversificou os temas para apresentação de banners. Dos 52
    trabalhos técnicos-científicos aprovados abordaram temas como: Gestão de Recursos Hídricos, Monitoramento e Diagnósticos de Recursos Hídricos, Regulação dos Serviços de Saneamento, Educação Ambiental e Recursos Hídricos, Água e Saúde, Programas e Projetos com interfase com Recursos
    Hídricos, e Mecanismos legais ligados a Recursos Hídricos (alterações de leis e seus impactos, praticas exitosas e o novo marco legal do saneamento). Após avaliação da Comissão Científica, os três melhores foram selecionados para apresentação oral. O primeiro lugar com o título: Plano de controle Ambiental e sua importância para o licenciamento de extração de areia em leitos de rios; o segundo lugar com o título: Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais e Boas Práticas nas Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e Ostras; e o terceiro lugar com o título VERDEJAR: Fazendo um convite às águas!
    O ECOB é um evento que visa promover a integração entre os Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro e estimular o diálogo e reflexão entre todos os participantes do evento sobre a gestão das águas, servindo também como espaço para divulgação de programas, projetos e planos
    de ações em andamento. Já o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas é uma instância colegiada formada pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro legalmente instituídos. São eles: o Comitê Médio Paraíba do Sul, o Comitê Piabanha, o Comitê Rio Dois Rios, o Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, o Comitê de Bacia Baía da Ilha Grande, o Comitê Guandu, o
    Comitê Baía de Guanabara, o Comitê Lagos São João e o Comitê Macaé e das Ostras. Criado com a missão de articular a implementação e promover a integração e a gestão das águas, o Fórum Fluminense visa o fortalecimento dos Comitês que o integram como entes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SEGRHI). O Fórum também tem a responsabilidade da
    organização do ECOB e se fortaleceu a ponto da sua coordenação participar também da organização do Encontro Nacional de Comitês de Bacia (ENCOB). Ao concluirmos essa etapa do trabalho  agradecemos a todas as pessoas e instituições envolvidas, que colaboraram com o sucesso do evento e com a construção de uma gestão participativa das águas, seja no interior ou na região metropolitana, seja nas serras, vales e montanhas, seja nas baixadas, nas regiões de nascentes e de foz.

  • II COLÓQUIO DE PESQUISAS JURÍDICAS E SOCIAIS - A OAB e a Defesa da Advocacia nos 35 anos da Constituição Federal de 1988
    2024

    O II Colóquio de Pesquisas Jurídicas e Sociais (COJURIS) teve como objetivo a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do 10º período do Curso de Direito da FAMIPE e demais projetos de pesquisa científica.

    No evento, foram apresentadas as pesquisas desenvolvidas, bem como uma proveitosa e construtiva troca de experiências e de conhecimentos entre os discentes e docentes.

    Os resumos contidos na presente obra representam a consolidação da pesquisa jurídica no âmbito da FAMIPE. Do mesmo que o fortalecimento do senso e da avaliação crítica dos elementos que estruturam a pesquisa científica, especialmente a pesquisa jurídica.

    Palavras-chave: Colóquio; Pesquisa Jurídica; Direito. 

  • Manual prático para Médicos Generalistas na consulta ao adolescente na Estratégia Saúde da Família (ESF) - Saúde Sexual e Reprodutiva
    2024

    O e-book é um produto técnico da pesquisa de mestrado "Abordagem médica na saúde sexual e reprodutiva do adolescente: uma proposta para atualização" destinado a capacitação e atualização dos m´édicos generalistas da Estratégia Saúde da Família (ESF), com o objetivo de auxiliar para uma adequada abordagem médica na saúde sexual e reprodutiva do adolescente. Assim, visa a uma consulta rápida e fácil no cotidiano da prática clínica, visto que foi  construído com base nos principais desafios e dificuldades que os médicos encontram no atendimento ao adolescente.

  • Numisma: Estudos interdisciplinares sobre Numismática Antiga. Volume 1
    v. 1 (2024)

    A coletânea, Numisma: estudos interdisciplinares sobre numismática antiga (Vol. 1), é uma iniciativa do Laboratório ATRIVM/UFMS em parceria com a Universidade do Minho - PT, o Museu Histórico Nacional e a Universidade de Vassouras. Nesta obra reunimos pesquisadores que refletem os acervos numismáticos e a sua divulgação científica, bem como as relações político-culturais de cada época investigada.

  • PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: discussões, experiências e casos de sucesso
    v. 2 (2023)

    A presente obra se debruça sobre as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS). Surgiu da ideia de um projeto único sobre a temática que se desdobrou em dois volumes sobre a área diante da crescente procura por estas práticas na contemporaneidade e, ao mesmo tempo, pela carência de literatura robusta para sua fundamentação e como fonte de pesquisa.

    Foram reunidos pesquisadores atuantes no campo das PICS que são referências em suas respectivas áreas de estudo e atuação de todas as cinco regiões brasileiras. Temos assim, uma obra que contempla e que representa os diversos profissionais de todo o país. Ressaltamos que dentre os participantes desta obra, encontram-se profissionais oriundos de diferentes áreas de formação, como Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, dentre outras, evidenciando a multi e interdisciplinaridade das PICS.

    As PICS vêm ganhando destaque na sociedade e fazem parte da grade curricular de vários cursos superiores e pós-graduação da área da saúde. Estas são áreas de pesquisa e atuação reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, mas talvez por uma forte tradição e cultura da medicação alopática no país, ainda carecem de maiores referenciais bibliográficos confiáveis, que por sua vez, propiciariam significativos suportes e alicerces acadêmico-científicos para as mesmas.

    Neste volume II, a cada capítulo, escrito por um ou mais autores, apresentamos discussões, experiências e casos de sucesso, promovendo assim, uma obra de construção coletiva, atualizada e que se configura como uma referência sobre a temática, contribuindo para a divulgação, fundamentação destes saberes para a formação de profissionais.

    As PICS compreendem diversas áreas integrantes do campo da saúde possibilitando uma atuação multi e interdisciplinar de maneira significativa na promoção da saúde e qualidade de vida da população brasileira, respeitando o entendimento salutar do holos. Entendimento este milenar e presente principalmente nas culturas orientais, o holismo pontua a visão do ser integrado, não devendo ser observado de forma avulsa e fragmentada, envolvendo assim seu corpo, mente, relações sociais, emoções e afins.

    Esta obra se faz relevante ao dar luz, visibilidade e voz a diferentes campos da saúde e aos diferentes saberes que constituem as PICS e se encontra na vanguarda sobre a temática, como uma obra pioneira sobre o assunto no país.

  • Catálogo de Fontes Primárias para a História da Escravidão em Vassouras - 1995v1
    2023

    Catálogo de Fontes Primárias para a História da Escravidão em Vassouras - 1995v1,  organizado pela Equipe do Centro de Documentação Histórica da FUSVE, lançado em 1995, digitalizado em 2023 para divulgação online.

  • Catálogo de Fontes Primárias para a História da Escravidão em Vassouras - 1995v2
    2023

    Catálogo de Fontes Primárias para a História da Escravidão em Vassouras, sendo o 2º volume organizado em 1995 pela Equipe do Centro de Documentação Histórica da FUSVE.

  • Catálogo de Fontes Primárias para História da Escravidão em Vassouras - v1988
    2023

    Catálogo de Fontes Primárias para História da Escravidão em Vassouras - v1988, organizado pelo Centro de Documentação Histórica da FUSVE e lançado em 1988.

  • Direito em Perspectiva: Novas Abordagens da Pesquisa Jurídica Contemporânea
    2023

    A pesquisa jurídica é um elemento essencial para a formação de um profissional do Direito qualificado
    e preparado para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Por meio da pesquisa, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e contribuir para o avanço do conhecimento científico.
    O curso de Direito da Faculdade de Miguel Pereira (FAMIPE) tem a pesquisa como um dos
    seus pilares. A faculdade oferece uma estrutura de apoio à pesquisa, incluindo biblioteca especializada, laboratórios de informática e espaços de metodologias ativas. Além disso, a FAMIPE incentiva os estudantes a participarem de atividades de pesquisa, como iniciação científica, projetos de pesquisa e extensão.
    O livro Direito em Perspectiva: novas abordagens da pesquisa jurídica contemporânea, organizado pelos professores Gabriel Rezende e Lorena Braga, é uma importante contribuição para a pesquisa jurídica, sobretudo na região centro-sul fluminense. Uma vez que a obra reúne em seus capítulos
    os trabalhos desenvolvidos pelos professores pesquisadores da nossa instituição em conjunto com seus orientandos de pesquisa, que abordam temas relevantes para o Direito contemporâneo.
    Cada capítulo apresenta uma nova perspectiva de análise do Direito, contribuindo para o debate
    acadêmico e para a formação de profissionais mais qualificados. O livro é uma leitura obrigatória para
    estudantes, professores e pesquisadores de Direito.
    Sendo assim, os leitores encontrarão na presente obra, a qualidade do desenvolvimento da pesquisa
    jurídica como um elemento essencial para o curso de Direito da FAMIPE. Demonstrando que dentro do
    trinômio do Ensino Superior (ensino, pesquisa e extensão) a pesquisa jurídica é um componente essencial para a formação de profissionais do Direito de excelência. Diante desta certeza, a FAMIPE está comprometida em promover a pesquisa jurídica e contribuir para o avanço do conhecimento científico na área.
    Por fim, temos a plena convicção de que esta iniciativa inaugura uma série de trabalhos de pesquisas
    sintonizadas com os principais temas do Direito na região sul fluminense, no estado do Rio de Janeiro, bem como toda a sorte de temáticas nacionais.

  • Cuidados Nutricionais: Alimentação Saudável para os Indivíduos portadores do vírus HIV e SIDA
    2023

    Uma alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, uma alimentação saudável é aquela que é variada, equilibrada, saborosa, segura, culturalmente adequada e que respeita a biodiversidade local. Uma alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde e prevenção de problemas e sintomas que estão associadas a pessoas que vivem com HIV e/ou SIDA. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, uma alimentação adequada deve ser composta por alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, grãos, carnes, leites e ovos. Além disso, é importante evitar o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras e sódio, que podem prejudicar a saúde à longo prazo.

  • PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: conceitos, históricos, aplicações e formações
    n. 1 (2023)

    APRESENTAÇÃO DA OBRA

     

    A presente obra se debruça sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Surgiu da ideia de um projeto único sobre a temática que se desdobrou em dois volumes sobre a área diante da crescente procura por estas práticas na contemporaneidade e, ao mesmo tempo, pela carência de literatura robusta para sua fundamentação e como fonte de pesquisa.

    Foram reunidos pesquisadores atuantes no campo das PICS que são referências em suas respectivas áreas de estudo e atuação de todas as cinco regiões brasileiras. Temos assim, uma obra que contempla e que representa os diversos profissionais de todo o país. Ressaltamos que dentre os participantes desta obra, encontram-se profissionais oriundos de diferentes áreas de formação, como Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, dentre outras, evidenciando a multi e interdisciplinaridade das PICS.

    As PICS vêm ganhando destaque na sociedade e fazem parte da grade curricular de vários cursos superiores e pós-graduação da área da saúde. Estas são áreas de pesquisa e atuação reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, mas talvez por uma forte tradição e cultura da medicação alopática no país, ainda carecem de maiores referenciais bibliográficos confiáveis, que por sua vez, propiciariam significativos suportes e alicerces acadêmico-científicos para as mesmas.

    Neste volume I, uma PICS é apresentada a cada capítulo, bem como seus conceitos, históricos, formações e aplicações, sendo escrito por um ou mais autores, promovendo assim, uma obra de construção coletiva, atualizada e que se configura como uma referência sobre a temática, contribuindo para a divulgação, fundamentação destes saberes para a formação de profissionais.

    As PICS compreendem diversas áreas integrantes do campo da saúde possibilitando uma atuação multi e interdisciplinar de maneira significativa na promoção da saúde e qualidade de vida da população brasileira, respeitando o entendimento salutar do holos. Entendimento este milenar e presente principalmente nas culturas orientais, o holismo pontua a visão do ser integrado, não devendo ser observado de forma avulsa e fragmentada, envolvendo assim seu corpo, mente, relações sociais, emoções e afins.

    Esta obra se faz relevante ao dar luz, visibilidade e voz a diferentes campos da saúde e aos diferentes saberes que constituem as PICS e se encontra na vanguarda sobre a temática, como uma obra pioneira sobre o assunto no país.

  • Fisio InFoco
    v. 3 (2023)

  • Anais do II ENIPEX - Encontro de Iniciação a Pesquisa Científica e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá
    2023

    O II Encontro de Iniciação à Pesquisa Científica e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (II ENIPEX) é um evento que tem por finalidade promover o debate científico, integrando docentes e discentes através das apresentações dos trabalhos acadêmicos, extensionistas e os avanços tecnológicos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento, além de atividades como palestras, mesas redondas e minicursos. O II Encontro de Iniciação à Pesquisa Científica e Extensão (II ENIPEX), promovido pela Faculdade de Ciências Médicas de Maricá, de 26 a 28 de setembro de 2022, consolidou um espaço de divulgação dos resultados preliminares e finais de pesquisas científicas e de extensão de diversas modalidades: docente, discente, iniciação científica, iniciação tecnológica e de extensão, além de motivar o engajamento das atividades de investigação bem como despertou o interesse pela pesquisa no campo da ciência. 

  • Fisio Infoco
    v. 2 (2023)

1-25 de 62