HISTÓRIA DE PROFESSOR: A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MÁRIO VASCONCELLOS LOPES RÊGO EM MIGUEL PEREIRA (1950 a 1970)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo registrar a trajetória docente do professor Mário Vasconcellos Lopes Rêgo em Miguel Pereira no período de 1950 a 1970 e sua relevância na formação de seus alunos e na História da Educação da Região Centro-Sul Fluminense. Além disso, apresentar uma breve história do município de Miguel Pereira e o contexto educacional vigente neste período. A metodologia utilizada para essa pesquisa é exploratória com base bibliográfica/documental com realização de pesquisa de campo com questionário qualitativo aberto com ex-alunos e familiares, tendo como embasamento da pesquisa as memórias dos entrevistados, apoiado em autores como Bosi (2007), Nobert e Scotson (2000), Libâneo (1994), Ferreira e Moraes (2000), entre outros. De acordo com os estudos realizados, evidenciou-se diante das narrativas a importância do legado deixado pelo professor Mário, que com sua postura enérgica contribuiu de forma significativa para a formação intelectual, moral e fundamentalmente humana de seus alunos. Além disso, contribuiu para o desenvolvimento educacional e social daquela comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Lopes Rêgo Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/