História em Quadrinhos na Perspectiva da Prática de Ensino

Autores

  • Luis Filipe Bantim de Assumpção Universidade de Vassouras - Professor Adjunto II; Coordenador local do Doutorado em História/Univassouras; Coordenador de Pesquisa e Extensão da Univassouras, do Campus Saquarema
  • Carlos Eduardo da Costa Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Esta publicação é o resultado do trabalho coletivo de professores e pesquisadores que acreditam no processo de ensino-aprendizagem através do uso de Histórias em Quadrinhos, nas salas de aula. Se a prática docente é um ato de coragem, ela já nos responder à pergunta que iniciamos o texto, além de abrir campo para respondermos aos demais questionamentos que fomos levantando. Se estamos nesta área profissional é porque temos formação e nos vemos trabalhando para sermos remunerados por isso. Ainda que haja amor em nosso ofício, vivemos em uma dinâmica político-econômica que nos exige recursos financeiros para sobrevivermos. Com isso, ouvirmos sobre cortes não favorece o ímpeto criativo de ninguém, muito embora essas ações pareçam um grande projeto empenhado por enfraquecer o grupo de profissionais responsáveis por levar estudantes a pensarem e a produzirem conhecimento, se entendendo como agentes no/do mundo. Nesse sentido, por sermos corajosos, por vezes teimosos, seguimos com o vento na proa e, mesmo assim, seguimos. Esta publicação é um exemplo desses esforços, os quais são coletivos, entusiasmados e sempre muito promissores – posto que as Histórias em Quadrinhos (doravante HQ) são um produto do mercado editorial consumido no mundo inteiro e tratando de temáticas diversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Costa Campos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado, Mestre e Doutor em História pela UERJ, com ênfase em História Antiga Romana, bem como Doutor em Letras Clássicas pela UFRJ. Professor Adjunto de História Antiga e Arqueologia da FACH / UFMS. Membro do PROFHIST / UEMS e PPGAS / UFMS. Pós-doutorando em Arqueologia pela Universidade do Minho. Bolsista de Produtividade CNPQ – PQ2. Representante Técnico do Laboratório ATRIVM / UFMS.

Downloads

Publicado

2024-05-14