Estudo estatístico de conhecimento e aplicação das técnicas de RCP
Palavras-chave:
"reanimação cardiopulmonar" "parada cardíaca" "emergências" "estudantes de medicina" "conhecimento"Resumo
RESUMO: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) consiste na interrupção do suprimento sanguíneo no corpo devido a falta de batimentos cardíacos ou a ineficácia deles. Ela ocorre subitamente e se não houver atendimento rápido e de qualidade, poderá levar a vítima a óbito. O presente trabalha visa analisar o preparo do estudante de Medicina diante dessa emergência. Foi realizado um estudo descritivo exploratório no curso de Medicina na Universidade de Vassouras, por meio distribuição de questionários, com o objetivo de avaliar o conhecimento dos acadêmicos a respeito da identificação de uma PCR e da aplicação da técnica de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Foram obtidas respostas de 146 alunos. A análise desses questionários mostrou que 43% dos estudantes de 1º período, 39% do 2º e 44% do 6º período se declaram aptos a realizarem uma manobra de reanimação cardiopulmonar em uma situação de emergência. Outro dado importante obtido nessas respostas foi o desconhecimento do manuseio do DEA por parte dos participantes, além da pouca disponibilidade do mesmo em locais de grande circulação. A presente pesquisa levantou dados que identificam que os entrevistados possuem consolidado o conhecimento teórico da fisiopatologia da parada cardiorrespiratória e a teoria da execução de reanimação cardiopulmonar. Porém, observou-se que há déficit na aplicação prática.Downloads
Referências
REFERÊNCIAS:
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