Estudo estatístico de conhecimento e aplicação das técnicas de RCP

Authors

Keywords:

"reanimação cardiopulmonar" "parada cardíaca" "emergências" "estudantes de medicina" "conhecimento"

Abstract

RESUMO: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) consiste na interrupção do suprimento sanguíneo no corpo devido a falta de batimentos cardíacos ou a ineficácia deles. Ela ocorre subitamente e se não houver atendimento rápido e de qualidade, poderá levar a vítima a óbito. O presente trabalha visa analisar o preparo do estudante de Medicina diante dessa emergência. Foi realizado um estudo descritivo exploratório no curso de Medicina na Universidade de Vassouras, por meio distribuição de questionários, com o objetivo de avaliar o conhecimento dos acadêmicos a respeito da identificação de uma PCR e da aplicação da técnica de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Foram obtidas respostas de 146 alunos.  A análise desses questionários mostrou que 43% dos estudantes de 1º período, 39% do 2º e 44% do 6º período se declaram aptos a realizarem uma manobra de reanimação cardiopulmonar em uma situação de emergência. Outro dado importante obtido nessas respostas foi o desconhecimento do manuseio do DEA por parte dos participantes, além da pouca disponibilidade do mesmo em locais de grande circulação. A presente pesquisa levantou dados que identificam que os entrevistados possuem consolidado o conhecimento teórico da fisiopatologia da parada cardiorrespiratória e a teoria da execução de reanimação cardiopulmonar. Porém, observou-se que há déficit na aplicação prática.

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Author Biographies

Sara Cristine Marques, Universidade de Vassouras

Discente do curso de medicina da Universidade de Vassouras

Débora Francielle Dias, Universidade de Vassouras

Discente do curso de medicina da Universidade de Vassouras

Ivana Picone Borges de ARAGÃO, Universidade de Vassouras

Docente do curso de medicina da Universidade de Vassouras

References

REFERÊNCIAS:

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Published

2019-06-13

Issue

Section

Artigos