Desafios e perspectivas do projeto “Sessões clínicas” em um curso de medicina veterinária do município de Vassouras-RJ, Brasil.
Resumo
No curso de medicina veterinária, há ainda uma grande lacuna na translação de resultados obtidos na pesquisa e no ensino para a sociedade. Neste escopo, o presente estudo relata a experiência de um grupo de professores do curso de medicina veterinária de uma IES na cidade de Vassouras-RJ, para avaliação na implementação do projeto de extensão “Sessões clínicas”, com foco no debate das dificuldades encontradas no processo e nos resultados obtidos. Foram realizadas 18 reuniões remotas, de 40 a 50 minutos, conduzidas por professores coordenadores, entre outubro de 2018 e novembro de 2019, sendo 5 do tipo sessões de morbimortalidade, 9 do tipo desafio clínico/cirúrgico/anestésico e 4 do tipo sessões interdisciplinares. Ao fim do período estudado, 6 casos clínicos foram apresentados por membros do corpo discente e 12 pelo corpo docente. O projeto foi descontinuado ao fim do segundo semestre de 2019 para ajustes e reimplementação. A análise retrospectiva do projeto demonstra haver lacunas para melhorias, especialmente no que tange à maior adesão de participantes, menor incidência de reuniões canceladas por eventualidades e a formulação e coleta de dados para indicadores de desempenho do projeto. Feito isto, o projeto “Sessões clínicas” mostra-se uma iniciativa de baixíssimo custo financeiro, muito proveitosa para alunos, professores, membros do corpo técnico da clínica veterinária universitária e que pode trazer benefícios futuros aos pacientes atendidos na clínica-escola, principalmente em tempos de pandemia, onde novas modalidades de educação se mostram fundamentais para se conter a disseminação da COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/