Desafios e perspectivas do projeto “Sessões clínicas” em um curso de medicina veterinária do município de Vassouras-RJ, Brasil.

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Resumo

No curso de medicina veterinária, há ainda uma grande lacuna na translação de resultados obtidos na pesquisa e no ensino para a sociedade. Neste escopo, o presente estudo relata a experiência de um grupo de professores do curso de medicina veterinária de uma IES na cidade de Vassouras-RJ, para avaliação na implementação do projeto de extensão “Sessões clínicas”, com foco no debate das dificuldades encontradas no processo e nos resultados obtidos. Foram realizadas 18 reuniões remotas, de 40 a 50 minutos, conduzidas por professores coordenadores, entre outubro de 2018 e novembro de 2019, sendo 5 do tipo sessões de morbimortalidade, 9 do tipo desafio clínico/cirúrgico/anestésico e 4 do tipo sessões interdisciplinares. Ao fim do período estudado, 6 casos clínicos foram apresentados por membros do corpo discente e 12 pelo corpo docente. O projeto foi descontinuado ao fim do segundo semestre de 2019 para ajustes e reimplementação. A análise retrospectiva do projeto demonstra haver lacunas para melhorias, especialmente no que tange à maior adesão de participantes, menor incidência de reuniões canceladas por eventualidades e a formulação e coleta de dados para indicadores de desempenho do projeto. Feito isto, o projeto “Sessões clínicas” mostra-se uma iniciativa de baixíssimo custo financeiro, muito proveitosa para alunos, professores, membros do corpo técnico da clínica veterinária universitária e que pode trazer benefícios futuros aos pacientes atendidos na clínica-escola, principalmente em tempos de pandemia, onde novas modalidades de educação se mostram fundamentais para se conter a disseminação da COVID-19.

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Publicado

2021-06-22