A Musicoterapia como ferramenta de promoção de saúde bucal para o portador de necessidades especiais
Resumo
A musicoterapia, definida como a utilização clínica da música e de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), em um processo estruturado, com o objetivo de facilitar e promover a comunicação, a relação interpessoal, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, a organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, visando atender às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas, tem emergido como uma intervenção promissora na promoção da saúde e bem-estar em diversas populações, incluindo indivíduos com necessidades especiais. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência vivida pelos acadêmicos do curso de Odontologia com estudantes da Associação Pestalozzi de Vassouras, no qual utilizou a musicoterapia para orientar sobre saúde bucal e promover uma incrível intervenção social. Como metodologia usou-se de músicas infantis conhecidas, as quais foram alteradas para o tema de higiene bucal, de forma a facilitar a comunicação entre os dezessete (17) alunos e os discentes, além da criação de uma paródia da música “Dona Maria” de Thiago Brava. Os resultados demonstraram que usar da musicoterapia como ferramenta de inclusão e de orientação sobre saúde bucal foi algo útil e eficaz, contribuindo para a socialização desses portadores de necessidades especiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Henrique Leite Sant'Anna, Fábio de Oliveira Nogueira, Micaela Rabetine Barroso Laso, Nahara da Silva Souza Bichara, Thiago Martins Costa, Carla Cristina Neves Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/