Estudo comparativo dos métodos de coloração hematológica, para confecção de atlas de hematologia
Abstract
Este estudo realiza uma análise detalhada e estrutura a criação de um atlas de coloração hematológica específico para amostras de sangue bovino. Ao consultar obras de referência nas áreas da ciência laboratorial e medicina veterinária, a elaboração deste atlas busca oferecer um conjunto de exemplos como modelo para pesquisas futuras, funcionando como um método comparativo. Durante a execução do projeto, amostras de sangue bovino foram processadas através da criação de esfregaços e submetidas a três diferentes técnicas de coloração: Panótico Rápido, Giemsa e Wright. O resultado foi à produção de um documento composto por 27 páginas, dedicando um capítulo para cada corante utilizado, destacando exclusivamente as morfologias celulares normais de bovinos. Portanto, o propósito essencial deste atlas é, por meio da comparação das células sanguíneas, servir como uma referência para análises em futuras pesquisas no campo da hemopatologia.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Thainá de Paulo Gonçalves, Simone Pereira Alves, Erica Cristina Rocha Roier, Ana Paula Martinez de Abreu, Philipe Mariano Almeida Fontes, Renata Fernandes Ferreira de Moraes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/