Qualificaçāo da prática médica a partir do projeto “O Universitário Transformador na Comunidade: pequenas ações, grandes inovações!”
Palavras-chave:
Medicina. Humanização da Assistência. Medicina ComunitáriaResumo
Do primeiro ao terceiro período do curso de Medicina, os estudantes da Universidade Severino Sombra (USS) realizam atividades nas comunidades localizadas na periferia do município de Vassouras (RJ), por meio do Projeto "O Universitário Transformador na Comunidade: pequenas ações, grandes inovações!" (Auxílio financeiro da FAPERJ). Através de visitas domiciliares às famílias cadastradas, os estudantes identificam os determinantes do processo saúde-doença, aprimoram relacionamento interpessoal e praticam uma atenção básica humanizada e acolhedora. A partir dessas visitas, as habilidades cognitivas e motoras dos alunos evoluem gradativamente de modo que, ao atuarem nos ambulatórios das especialidades clínicas, a partir do sexto período, tornam-se mais confiantes, articulam teoria e prática, criam otimamente uma relação médico-paciente, assistem satisfatoriamente os pacientes, contribuindo para graduarem-se em profissionais humanizados e tecnicamente capazes de prestar um cuidado resolutivo. Os estudantes, ao problematizarem em sala de aula as situações observadas na comunidade, constroem conhecimento contextualizado sobre as doenças de maior prevalência entre os moradores que participam do projeto. Com isso, têm a oportunidade durante as práticas médicas nos ambulatórios, de compreender o processo de adoecimento e entender o paciente como um ser biopsicossocial. O Projeto "O Universitário Transformador na Comunidade: pequenas ações, grandes inovações!" contribuiu para a prática dos discentes, assegurando confiança e destreza nos ambulatórios de clínicas médicas ao longo da graduação.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília, 2014.
-Souza MCA, Mendonça MA, Costa EMA, Gonçalves SJC, Teixeira JCD, Almeida Júnior EHR et al. O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS. Rev. bras. educ. med. 2014;38(2):269-274.
-Souza MCA, Teixeira JCD, Almeida Júnior EHR, Costa EMA, Gonçalves SJC, Côrtes Júnior JCS. Relato de Inovação Pedagógica na abordagem da Ecologia médica
Rev. bras. educ. med. 2015;39(4):597-601.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/