Resíduos de medicamentos na comunidade

Authors

  • Joseane dos Santos Pinto
  • Paulo Cesar Pereira

Keywords:

Políticas Públicas, Meio ambiente, Descarte de Medicamentos,

Abstract

Todos os medicamentos têm um papel importante em relação à saúde da população, desde o tratamento de um pequeno machucado, de uma infecção, para o controle de um vírus ou para o controle de doenças crônicas. O consumo de medicamentos tem crescido muito nos últimos anos, pela ampliação do acesso aos serviços de saúde, pelo aquecimento da economia e pela redução de seu custo pela escalabilidade econômica e políticas públicas de distribuição. Estudos anteriores demonstram o alto volume da destinação inadequada dos resíduos gerados pelo uso, em especial pelo desconhecimento dos riscos pelos riscos associados e pela falta de local adequado para o descarte. O trabalho de pesquisa exploratória investigará as práticas relacionadas em comunidades de Paty do Alferes, buscando alternativas para reduzir os riscos ambientais.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Brasil. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC nº. 306, de 7 de dezembro de 2004. [Online] Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Diário Oficial da União, 10 de dezembro de 2004. Disponível em www.febrafar.com.br/upload/up_images/rdc306.pdf. Acesso em 09/04/2014.

Alvarenga L SV, Nicoletti MA. Descarte doméstico de medicamentos e algumas considerações sobre o impacto ambiental decorrente. Revista saúde. [online]. 2010.; 4: 34-39.

Gasparini JC, Gasparini AR, Frigieri MC. Estudo do Descarte de Medicamentos e Consciência Ambiental no Município de Catanduva-SP. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB. [Online]. 2011.; 2: 38-51.

Ueda J. Impacto Ambiental do Descarte de Fármacos e Estudo da Conscientização da População a Respeito do Problema. Revista Ciências do Ambiente. [on line]. 2009.; 5 (1).

Published

2016-11-30