A importância das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como ferramenta pedagógica na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v8i2.1169Palavras-chave:
Palavras chave, Educação, Ensino e Aprendizagem, Tecnologia da Informação e Comunicação.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a importância das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada em renomados autores no assunto, a saber: Almeida (2004), Alonso (2012), Barros (2005) (Dowbor (2001), Thomé (2015) dentre outros. As TIC auxiliam a prática docente, possibilitando o professor trabalhar com diversos tipos de ferramentas e aplicativos que tornarão suas aulas mais interessantes e motivadoras e a aprendizagem do aluno mais produtiva e interativa.
Palavras chave: Educação; Ensino e Aprendizagem; Tecnologia da Informação e Comunicação.
Abstract:
This research aims to investigate the importance of Communication and Information Technologies (ICT) as a pedagogical tool in the process of teaching learning in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education. To that end, a bibliographic research was carried out, based on renowned authors in the subject, namely: Almeida (2004), Alonso (2012), Barros (2005) (Dowbor (2001), Thomé (2015) among others. ICT help teachers, enabling the teacher to work with different types of tools and applications that will make their classes more interesting and motivating and student learning more productive and interactive.Keywords: Education; Teaching and learning; Technology of Information and Communication.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologia de Informação e Comunicação na Escola: novos horizontes na produção escrita. (2004). Disponível em: . Acesso em: 22 de jul. 2017.
BARROS, D.M.V. Tecnologias da inteligência: gestão da competência pedagógica virtual. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2005.
DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do Conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis/RJ: Editora Vozes Ltda., 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMES, E. P; OLIVEIRA, L. R. TIC na Educação: desafios, conflitos e potencialidades pedagógicas com a web 2.0. (2012). Disponível em:< https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/24382/1/TIC%20na%20Educacao_desafiosconflitos%20e%20potencialidades%20pedagogicas%20com%20a%20WEB%202.0_brasileiro.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.
MENDES, Ernesto Ricardo. Importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem (2015). (Disponível em:< https://ernestomendespedagogiapl.wordpress.com/2015/07/04/importancia-das-tic-no-processo-de-ensino-aprendizagem/>. Acesso em: 20 de jul. 2017.
PAPERT, Seymourt. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
PERALTA, H. COSTA, F. Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internacional. Sisífo/ Revista de Ciências da Educação, nº 3, maio/ago 07, p.77-86
PEREIRA, Lisandra Locatelli.Softwares Educativos: uma proposta de recurso pedagógico para o trabalho de reforço das habilidades de leitura e escrita com alunos dos anos iniciais (2009). Disponível em: < http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13587/8556>. Acesso em: 20 de jul. 2017;
SILVA, F. ; MIRANDA, G. Formação Inicial de Professores e Tecnologias. In: P. Dias & Freitas V. Atas da IV Conferência Internacional de Challenges. Braga: CC Nónio Sec – XXI, UM, p. 593- 606, 2005.
SILVA, P. A. R. S; PEREIRA, C. C. Formação Contínua de Professores: integração das TIC (2011) Disponível em:< file:///C:/Users/jeans_000/Desktop/139_151.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.
ROCHA, C. A. A Interferência da Cultura nos Softwares Educacionais: o desafio de alertar sobre as práticas discriminatórias. Curitiba, 2001. 165 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.
TOMÉ, Thalita. A importância da Tecnologia no aprendizado infantil. DINO - Divulgador de notícias. 2013. Disponível em:. Acesso em: 20 de jul. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/