A importância das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como ferramenta pedagógica na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Jean André de Souza
  • Eliene Maciel Cirilo
  • Nathalia Diogo da Silva
  • Maria Fernanda Caravana de Castro Moraes Ricci
  • Marinéa Figueira Rodrigues Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v8i2.1169

Palavras-chave:

Palavras chave, Educação, Ensino e Aprendizagem, Tecnologia da Informação e Comunicação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a importância das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada em renomados autores no assunto, a saber: Almeida (2004), Alonso (2012), Barros (2005) (Dowbor (2001), Thomé (2015) dentre outros. As TIC auxiliam a prática docente, possibilitando o professor trabalhar com diversos tipos de ferramentas e aplicativos que tornarão suas aulas mais interessantes e motivadoras e a aprendizagem do aluno mais produtiva e interativa.

Palavras chave: Educação; Ensino e Aprendizagem; Tecnologia da Informação e Comunicação.

 

Abstract:

This research aims to investigate the importance of Communication and Information Technologies (ICT) as a pedagogical tool in the process of teaching learning in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education. To that end, a bibliographic research was carried out, based on renowned authors in the subject, namely: Almeida (2004), Alonso (2012), Barros (2005) (Dowbor (2001), Thomé (2015) among others. ICT help teachers, enabling the teacher to work with different types of tools and applications that will make their classes more interesting and motivating and student learning more productive and interactive.Keywords: Education; Teaching and learning; Technology of Information and Communication.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinéa Figueira Rodrigues, Universidade Severino Sombra

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1981).Pós - Graduada em Problemas do Desempenho Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II e Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite. Atualmente é Coordenadora Adjunta, Diretora dos Cursos Técnicos da Universidade Severino Sombra- Campus/Maricá e Coordenadora do Curso de Pedagogia,Professora Assistente II , Membro do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso da Universidade Severino Sombra -Vassouras/RJ. Presidente do FIES- USS Campus Maricá, Membro do PROUNI USS-Campus Maricá, e Professora Aposentada do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas: .CRIANÇA. INTEGRAÇÃO. FAMÍLIA. ESCOLA. APRENDIZAGEM. CRECHE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Coordena o seguinte projeto de pesquisa:Trajetórias de vida nas vozes de educadores maricaenses.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologia de Informação e Comunicação na Escola: novos horizontes na produção escrita. (2004). Disponível em: . Acesso em: 22 de jul. 2017.

BARROS, D.M.V. Tecnologias da inteligência: gestão da competência pedagógica virtual. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2005.

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do Conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis/RJ: Editora Vozes Ltda., 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOMES, E. P; OLIVEIRA, L. R. TIC na Educação: desafios, conflitos e potencialidades pedagógicas com a web 2.0. (2012). Disponível em:< https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/24382/1/TIC%20na%20Educacao_desafiosconflitos%20e%20potencialidades%20pedagogicas%20com%20a%20WEB%202.0_brasileiro.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.

MENDES, Ernesto Ricardo. Importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem (2015). (Disponível em:< https://ernestomendespedagogiapl.wordpress.com/2015/07/04/importancia-das-tic-no-processo-de-ensino-aprendizagem/>. Acesso em: 20 de jul. 2017.

PAPERT, Seymourt. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.

PERALTA, H. COSTA, F. Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internacional. Sisífo/ Revista de Ciências da Educação, nº 3, maio/ago 07, p.77-86

PEREIRA, Lisandra Locatelli.Softwares Educativos: uma proposta de recurso pedagógico para o trabalho de reforço das habilidades de leitura e escrita com alunos dos anos iniciais (2009). Disponível em: < http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13587/8556>. Acesso em: 20 de jul. 2017;

SILVA, F. ; MIRANDA, G. Formação Inicial de Professores e Tecnologias. In: P. Dias & Freitas V. Atas da IV Conferência Internacional de Challenges. Braga: CC Nónio Sec – XXI, UM, p. 593- 606, 2005.

SILVA, P. A. R. S; PEREIRA, C. C. Formação Contínua de Professores: integração das TIC (2011) Disponível em:< file:///C:/Users/jeans_000/Desktop/139_151.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.

ROCHA, C. A. A Interferência da Cultura nos Softwares Educacionais: o desafio de alertar sobre as práticas discriminatórias. Curitiba, 2001. 165 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.

TOMÉ, Thalita. A importância da Tecnologia no aprendizado infantil. DINO - Divulgador de notícias. 2013. Disponível em:. Acesso em: 20 de jul. 2017.

Downloads

Publicado

12/01/2017

Edição

Seção

Primeiros Escritos