Lélia Gonzalez – fazendo escola

Autores

  • Antonia Lana Alencastre Ceva

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v6i1.128

Palavras-chave:

Feminismo negro. Racismo e sexismo. Educação das relações étnico-raciais e de gênero. Mulheres negras

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no ano de 2011 para o Projeto Memória Lélia Gonzalez – o feminismo negro no palco da História– uma parceria da Fundação Banco do Brasil, Rede de Desenvolvimento Humano e Brasilcap – e tem como objetivo apresentar o Projeto Memória Lélia Gonzalez, de autoria da Fundação Banco do Brasil, e suas contribuições ao debate atual no âmbito da educação, em diálogo com a Lei 10.639 de 09/01/03 que insere a temática da História e da Cultura Afrobrasileira e Africana no currículo das instituições oficiais de ensino, ampliada pela Lei 11.645/08, a qual incorporou a questão indígena. A metodologia de pesquisa qualitativa propiciou o levantamento de dados bibliográficos e documentais, complementados com entrevistas semiestruturadas. Dentre as diversas bibliotecas e instituições consultadas, destacamos o acervo pessoal da homenageada, que denominamos Acervo Lélia Gonzalez, composto basicamente de material impresso (textos, documentos pessoais, currículos, jornais, fotos), sob a curadoria do Pai Jair D’Ogum, principal liderança religiosa do Ilê Oxum Apará, no Bairro de Itaguaí/RJ.

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Publicado

06/28/2015

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Lei 10639/03 e a questão do negro no Brasil