Lélia Gonzalez – fazendo escola
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v6i1.128Keywords:
Feminismo negro. Racismo e sexismo. Educação das relações étnico-raciais e de gênero. Mulheres negrasAbstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no ano de 2011 para o Projeto Memória Lélia Gonzalez – o feminismo negro no palco da História– uma parceria da Fundação Banco do Brasil, Rede de Desenvolvimento Humano e Brasilcap – e tem como objetivo apresentar o Projeto Memória Lélia Gonzalez, de autoria da Fundação Banco do Brasil, e suas contribuições ao debate atual no âmbito da educação, em diálogo com a Lei 10.639 de 09/01/03 que insere a temática da História e da Cultura Afrobrasileira e Africana no currículo das instituições oficiais de ensino, ampliada pela Lei 11.645/08, a qual incorporou a questão indígena. A metodologia de pesquisa qualitativa propiciou o levantamento de dados bibliográficos e documentais, complementados com entrevistas semiestruturadas. Dentre as diversas bibliotecas e instituições consultadas, destacamos o acervo pessoal da homenageada, que denominamos Acervo Lélia Gonzalez, composto basicamente de material impresso (textos, documentos pessoais, currículos, jornais, fotos), sob a curadoria do Pai Jair D’Ogum, principal liderança religiosa do Ilê Oxum Apará, no Bairro de Itaguaí/RJ.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/