Tempo, tempo, tempo: reflexões sobre o tempo histórico e o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v6i2.134Palavras-chave:
Tempo histórico. Teoria da História. Ensino de História.Resumo
O tempo e sua passagem pela vida humana sempre foram objetos de reflexão dos seres humanos. Ao historiadores, o tempo é um elemento central, afinal, a “História é a ciência dos homens no tempo”, como disse Marc Bloch. Neste sentido, o presente artigo visa fazer um breve balanço bibliográfico sobre a questão do tempo histórico, focando na teoria de Reinhart Koselleck e Jörn Rüsen. Ao fim, tentaremos aproximar a reflexão destes autores a área de ensino de História.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/