Matemática financeira: uma proposta visual de formação continuada

Autores

  • Marcelo Bergamini Campos Rede Municipal de Ensino de Barbacena/MG

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v9i2.1360

Palavras-chave:

Educação Matemática, Matemática Financeira, Formação de Professores.

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar e analisar o livro Matemática financeira: uma proposta visual de formação continuada. Nesta obra, Raphael Pereira dos Santos relata uma investigação envolvendo um curso de formação continuada de professores cujo foco esteve voltado ao trabalho com a Matemática Financeira no Ensino Médio. Diante da percepção de lacunas na abordagem da temática em coleções de livros didáticos bem como na formação do professor para trabalhar o assunto de forma contextualizada em sala de aula, o autor sugere abordagens alternativas, demonstrando as vantagens da articulação do tópico com outros conteúdos, da exploração da visualização, do uso de softwares e do emprego do fluxo de caixa. O leitor pode constatar que o tema ainda é abordado de forma incipiente na Educação Básica, apesar da sua relevância diante de tomadas de decisões cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Bergamini Campos, Rede Municipal de Ensino de Barbacena/MG

A partir da graduação em Matemática pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1989), cursei a Especialização em Educação Matemática: Educação Geométrica na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2008). Na sequência, cursei o mestrado na mesma instituição (2012). Atuei na rede estadual de ensino de Minas Gerais durante dez anos e, atualmente, sou professor da rede munipal de ensino de Barbacena. Enquanto pesquisador, meu interesse é pela investigação e análise/leitura da produção de significados dos estudantes com vistas a uma intervenção mais efetiva em sala de aula . Atualmente sou membro do NIDEEM - Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática da UFJF.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 12 Jan. 2018.

SANTOS, R. P. Matemática financeira: uma proposta visual de formação continuada. Curitiba: Appris, 2015.

Downloads

Publicado

11/30/2018