Matemática financeira: uma proposta visual de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v9i2.1360Palavras-chave:
Educação Matemática, Matemática Financeira, Formação de Professores.Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar e analisar o livro Matemática financeira: uma proposta visual de formação continuada. Nesta obra, Raphael Pereira dos Santos relata uma investigação envolvendo um curso de formação continuada de professores cujo foco esteve voltado ao trabalho com a Matemática Financeira no Ensino Médio. Diante da percepção de lacunas na abordagem da temática em coleções de livros didáticos bem como na formação do professor para trabalhar o assunto de forma contextualizada em sala de aula, o autor sugere abordagens alternativas, demonstrando as vantagens da articulação do tópico com outros conteúdos, da exploração da visualização, do uso de softwares e do emprego do fluxo de caixa. O leitor pode constatar que o tema ainda é abordado de forma incipiente na Educação Básica, apesar da sua relevância diante de tomadas de decisões cotidianas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 12 Jan. 2018.
SANTOS, R. P. Matemática financeira: uma proposta visual de formação continuada. Curitiba: Appris, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/