Conflitos familiares e desempenho acadêmico numa visão humanis-ta: relato de uma experiência

Autores

  • Fátima Niemeyer Rocha
  • Suely Cristina de Souza Fernandes Crahim

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v5i2.193

Palavras-chave:

Conflitos familiares. Desempenho acadêmico. Psicologia. Psicopedagogia. Humanismo.

Resumo

O texto apresenta o relato da experiência de atuação psicoterapêutica e psicopedagógica no Núcleo de Apoio Psicopedagógico de uma instituição de ensino superior. Foi possível observar que o universo relacional que envolve a dinâmica familiar de jovens universitários pode exercer uma forte influência negativa no seu desempenho acadêmico, provocando dificuldades e insucessos. Alguns dos fatores produtores de conflitos familiares, relatados pelos alunos, foram: rivalidade entre os irmãos, rejeição clara ou velada do filho pelos pais, ciúme dos pais em relação ao filho, ressentimento dos pais quanto às realizações do filho, exigência excessiva dos pais quanto ao sucesso acadêmico do filho, superproteção do filho, exagerado sentimento de responsabilidade familiar do filho e solidão no período de adaptação a vida acadêmica. Numa visão humanista, as atuações tanto psicológica quanto psicopedagógica objetivaram proporcionar ao aluno um suporte facilitador da aquisição de uma competência para aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ROGERS, C. R. (2001) Sobre o poder pessoal. São Paulo: Martins Fontes.

ROGERS, C. R.; KINGET, G. M. (1977) Psicoterapia e relações humanas: teoria e prática da terapia não-diretiva. Belo Horizonte: Interlivros.

WEISS, M. L. L. (2001) Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A.

WOOD, J. K. (org.) (2010) A abordagem centrada na pessoa. 5. ed. Vitória, ES: Editora EDUFES.

Downloads

Publicado

10/03/2016

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gênero e identidade no século XXI