Conflitos familiares e desempenho acadêmico numa visão humanis-ta: relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v5i2.193Palavras-chave:
Conflitos familiares. Desempenho acadêmico. Psicologia. Psicopedagogia. Humanismo.Resumo
O texto apresenta o relato da experiência de atuação psicoterapêutica e psicopedagógica no Núcleo de Apoio Psicopedagógico de uma instituição de ensino superior. Foi possível observar que o universo relacional que envolve a dinâmica familiar de jovens universitários pode exercer uma forte influência negativa no seu desempenho acadêmico, provocando dificuldades e insucessos. Alguns dos fatores produtores de conflitos familiares, relatados pelos alunos, foram: rivalidade entre os irmãos, rejeição clara ou velada do filho pelos pais, ciúme dos pais em relação ao filho, ressentimento dos pais quanto às realizações do filho, exigência excessiva dos pais quanto ao sucesso acadêmico do filho, superproteção do filho, exagerado sentimento de responsabilidade familiar do filho e solidão no período de adaptação a vida acadêmica. Numa visão humanista, as atuações tanto psicológica quanto psicopedagógica objetivaram proporcionar ao aluno um suporte facilitador da aquisição de uma competência para aprender.Downloads
Referências
ROGERS, C. R. (2001) Sobre o poder pessoal. São Paulo: Martins Fontes.
ROGERS, C. R.; KINGET, G. M. (1977) Psicoterapia e relações humanas: teoria e prática da terapia não-diretiva. Belo Horizonte: Interlivros.
WEISS, M. L. L. (2001) Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A.
WOOD, J. K. (org.) (2010) A abordagem centrada na pessoa. 5. ed. Vitória, ES: Editora EDUFES.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/