O uso educativo da gamificação do Trânsito: uma análise de jogos de Trânsito disponíveis na plataforma Play Store

Autores

  • Igor Santos Góes
  • Janille Costa Pinto
  • Verônica Bastos Nascimento
  • Cátia Regina Conceição dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v12i2.2507

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o uso educativo da gamificação sobre a temática Trânsito, que estão disponíveis na plataforma virtual Play Store, o qual tem como um dos seus objetivos analisar as características e utilização dos jogos educativos sobre o Trânsito nessa plataforma supracitada.  Nesse contexto, optamos por coletar dados mediante pesquisa de campo na plataforma virtual do Play Store. Visa identificar quais são os jogos educativos que a mesma. Verificar suas características, os conteúdos abordados sobre Trânsito, bem como a sua utilização pelos usuários. Justifica-se a presente investigação pela necessidade de divulgar os jogos educativos relacionados ao Trânsito, que estão em consonância com a Portaria Departamento Nacional de Trânsito nº 147 de 02/06/2009 que prova as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito na Pré-Escola e no Ensino Fundamental. Concluímos que há uma grande quantidade de jogos disponíveis relacionados ao Trânsito que podem ser utilizado no contexto escolar e pessoal para desenvolver habilidades, competências e novos conhecimentos.

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Publicado

08/20/2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Práticas Educacionais