Tecnologias digitais como mediadoras da aprendizagem nas séries iniciais
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i2.3169Resumo
O objetivo deste artigo foi descrever os aspectos do uso das tecnologias digitais nas séries iniciais, do ensino fundamental I. Para tanto foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e desenvolvida a partir da técnica de revisão de literatura narrativa de artigos científicos. Para a coleta de materiais foram consultadas duas bases de dados, a citar: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Scholar. Foram incluídos apenas artigos científicos publicados em periódicos, a partir de 2015 e em língua portuguesa. Os cinco artigos analisados são coerentes as afirmar que as tecnologias digitais são recursos facilitadores da prática docente, trazendo inovação para as aulas e melhorias, especialmente, nas abordagens dos conteúdos curriculares. Assim, as tecnologias digitais, podem ser entendidas como ferramentas didáticas, intermediadoras nos processos de ensino e aprendizagem, na abordagem, aperfeiçoamento de conteúdos curriculares das séries iniciais e no desenvolvimento de um sistema educativo moderno, contudo precisam de subsídios públicos, formativos e técnicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Danubia Cauana Zarur da Silva, Lielta Cardozo dos Santos, Marineide Pereira Rauta, Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/