Tecnologias digitais como mediadoras da aprendizagem nas séries iniciais

Autores

  • Danubia Cauana Zarur da Silva Faculdade Única
  • Lielta Cardozo dos Santos Faculdade Única
  • Marineide Pereira Rauta
  • Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v13i2.3169

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever os aspectos do uso das tecnologias digitais nas séries iniciais, do ensino fundamental I. Para tanto foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e desenvolvida a partir da técnica de revisão de literatura narrativa de artigos científicos. Para a coleta de materiais foram consultadas duas bases de dados, a citar: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Scholar. Foram incluídos apenas artigos científicos publicados em periódicos, a partir de 2015 e em língua portuguesa. Os cinco artigos analisados são coerentes as afirmar que as tecnologias digitais são recursos facilitadores da prática docente, trazendo inovação para as aulas e melhorias, especialmente, nas abordagens dos conteúdos curriculares. Assim, as tecnologias digitais, podem ser entendidas como ferramentas didáticas, intermediadoras nos processos de ensino e aprendizagem, na abordagem, aperfeiçoamento de conteúdos curriculares das séries iniciais e no desenvolvimento de um sistema educativo moderno, contudo precisam de subsídios públicos, formativos e técnicos.

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Publicado

08/23/2022

Edição

Seção

Dossiê Temático I - Aprendizagem: Linguagem e Tecnologias