A Conscientização do homem acerca de sua responsabilidade de escolha a partir do conceito de Liberdade em Jean Paul Sartre
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i2.3218Resumo
Este trabalho enfoca a temática da liberdade na perspectiva fenomenológico-existencial, com vistas a uma reflexão, de forma atuante, abstendo-se do conceito de libertinagem e buscando compreender o homem como responsável por suas escolhas, que tangem de igual modo o individual e o coletivo, já que age livremente dentro do que considera possível não somente para si, mas também para todo o social ao seu redor. A concepção de liberdade, considerada neste artigo, se apresenta como a única condenação presente na existência do homem, de modo a movimentar sua trajetória entre escolhas, atos, consequências e angústias, além de revelar a possibilidade de se assumir autêntico no que elege frente às intempéries que a realidade pode apresentar. O objetivo deste trabalho é trazer à luz a conscientização do homem enquanto um ser relacional, onde, ao mesmo tempo em que afeta o mundo, é também afetado por ele, o que revela a responsabilidade de suas ações e seu papel transformador na sociedade. Para discorrer sobre tal tema e seus desdobramentos lançamos mão do autor, filósofo francês e escritor: Jean Paul Sartre.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paula de Avila Ramos, Thaís Leite Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/