A Conscientização do homem acerca de sua responsabilidade de escolha a partir do conceito de Liberdade em Jean Paul Sartre
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i2.3218Abstract
Este trabalho enfoca a temática da liberdade na perspectiva fenomenológico-existencial, com vistas a uma reflexão, de forma atuante, abstendo-se do conceito de libertinagem e buscando compreender o homem como responsável por suas escolhas, que tangem de igual modo o individual e o coletivo, já que age livremente dentro do que considera possível não somente para si, mas também para todo o social ao seu redor. A concepção de liberdade, considerada neste artigo, se apresenta como a única condenação presente na existência do homem, de modo a movimentar sua trajetória entre escolhas, atos, consequências e angústias, além de revelar a possibilidade de se assumir autêntico no que elege frente às intempéries que a realidade pode apresentar. O objetivo deste trabalho é trazer à luz a conscientização do homem enquanto um ser relacional, onde, ao mesmo tempo em que afeta o mundo, é também afetado por ele, o que revela a responsabilidade de suas ações e seu papel transformador na sociedade. Para discorrer sobre tal tema e seus desdobramentos lançamos mão do autor, filósofo francês e escritor: Jean Paul Sartre.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Paula de Avila Ramos, Thaís Leite Reis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/