A Etnomatemática Decolonial de Paulus Gerdes
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3434Resumo
Este artigo discute o papel decolonial da etnomatemática, ou matemática dos grupos sociais. A decolonialidade consiste em recuperar os valores socioculturais originários das culturas colonizadas, substituídos no período colonial pelos seus equivalentes europeus. Também é descrito que a etnomatemática procura estudar a matemática como construção social e histórica, e não como algo pronto e universal. Dessa forma, aplicar a etnomatemática na escola permite colocar no mesmo patamar de importância a matemática acadêmica e as outras matemáticas praticadas pelos povos das ex-colônias. Como exemplos são apresentados trechos da obra do etnomatemático moçambicano Paulus Gerdes, mostrando a rica história da matemática africana e os desenhos em areia da Angola, ou sona.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ricardo Marinho dos Santos, Antonio, Lícia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/