A Etnomatemática Decolonial de Paulus Gerdes

Authors

  • Antonio Paulo Muccillo de Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Pinheiral-RJ, Brasil.
  • Lícia Giesta Ferreira de Medeiros Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Valença-RJ, Brasil.
  • Ricardo Marinho dos Santos Universidade de Vassouras http://orcid.org/0000-0003-4126-2608

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3434

Abstract

Este artigo discute o papel decolonial da etnomatemática, ou matemática dos grupos sociais. A decolonialidade consiste em recuperar os valores socioculturais originários das culturas colonizadas, substituídos no período colonial pelos seus equivalentes europeus. Também é descrito que a etnomatemática procura estudar a matemática como construção social e histórica, e não como algo pronto e universal. Dessa forma, aplicar a etnomatemática na escola permite colocar no mesmo patamar de importância a matemática acadêmica e as outras matemáticas praticadas pelos povos das ex-colônias. Como exemplos são apresentados trechos da obra do etnomatemático moçambicano Paulus Gerdes, mostrando a rica história da matemática africana e os desenhos em areia da Angola, ou sona.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Paulo Muccillo de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Pinheiral-RJ, Brasil.

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Severino Sombra (Vassouras/RJ) e especialista em desenvolvimento de sistemas com tecnologia Web pela Universidade Estácio de Sá/RJ. Atualmente sou professor EBTT 40h DE no IFRJ, campus Pinheiral. Também participo, como professor convidado, do curso de pós-graduação latu sensu Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação, ofertado no CEFET/RJ, campus Valença.

Lícia Giesta Ferreira de Medeiros, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Valença-RJ, Brasil.

Bacharel em Matemática - Modalidade Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Especialista em Tecnologia e Projetos de Sistemas para Internet pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro (2003), Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional D. André Arcoverde - FAA (2004) e Especialista em Educação Matemática pela FAA (2008) em Valença-RJ. Mestre pelo Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra em Vassouras-RJ. É professora de Matemática do quadro permanente do CEFET-RJ Campus Valença.

Ricardo Marinho dos Santos, Universidade de Vassouras

Professor Assistente III, Engenharia e Administração. Matemática para o Ensino Superior, cálculo diferencial integral, analise matemática, álgebra linear, geometria analítica, calculo numérico, equações diferenciais, fundamentos da matemática elementar, educação a distância, educação matemática.

Published

2023-08-30

Issue

Section

Dossiê Temático II: Educação e Sociedade