Gestão Comercial

a importância do relacionamento interorganizacional para o desenvolvimento de estabelecimentos farmacêuticos

Autores

  • Thiago Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO
  • Maíra Assunção Macedo
  • Rafael Pereira Alves
  • Renata Sousa Silva

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i1.3574

Resumo

O bom relacionamento comercial é um fator decisivo na perpetuação e expansão de um pequeno negócio no ramo farmacêutico, pois devido às condições comerciais serem definidas com base na imagem que a empresa projeta no mercado, uma imagem positiva pode abrir portas e alavancar o crescimento. Uma relação comercial mal construída pode acarretar na estagnação ou até ruina da organização, impossibilitando a abertura de crédito, melhores condições com fornecedores e parceiros, e diminuindo a competitividade. A manutenção do relacionamento com fornecedores e parceiros comerciais impacta diretamente na competitividade da empresa perante a concorrência, impedindo a farmácia de ter melhores preços e um mix de produtos mais assertivos, tendo em vista que estes são definidos conforme a disponibilidade dos fornecedores locais. Este estudo tem como objetivo demonstrar a relevância do relacionamento comercial entre fornecedores e empresas dos segmento farmacêutico. Para tanto, questiona-se: uma boa relação comercial pode ser definida como fator decisivo para o desenvolvimento e expansão de uma redes farmacêuticas?. Para responder a este questionamento e alcançar os objetivos esperados uma revisão bibliográfica em livros, artigos e trabalhos científicos sobre a temática para maior embasamento teórico e o procedimento de estudo de caso da rede de farmácias objeto desta pesquisa. Por fim, conclui-se que as relações comerciais entre empresas são de extrema necessidade para que se alcance os objetivos organizacionais e os resultados financeiros de ambas.

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Publicado

04/26/2023

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua