Gestão Comercial
a importância do relacionamento interorganizacional para o desenvolvimento de estabelecimentos farmacêuticos
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i1.3574Resumo
O bom relacionamento comercial é um fator decisivo na perpetuação e expansão de um pequeno negócio no ramo farmacêutico, pois devido às condições comerciais serem definidas com base na imagem que a empresa projeta no mercado, uma imagem positiva pode abrir portas e alavancar o crescimento. Uma relação comercial mal construída pode acarretar na estagnação ou até ruina da organização, impossibilitando a abertura de crédito, melhores condições com fornecedores e parceiros, e diminuindo a competitividade. A manutenção do relacionamento com fornecedores e parceiros comerciais impacta diretamente na competitividade da empresa perante a concorrência, impedindo a farmácia de ter melhores preços e um mix de produtos mais assertivos, tendo em vista que estes são definidos conforme a disponibilidade dos fornecedores locais. Este estudo tem como objetivo demonstrar a relevância do relacionamento comercial entre fornecedores e empresas dos segmento farmacêutico. Para tanto, questiona-se: uma boa relação comercial pode ser definida como fator decisivo para o desenvolvimento e expansão de uma redes farmacêuticas?. Para responder a este questionamento e alcançar os objetivos esperados uma revisão bibliográfica em livros, artigos e trabalhos científicos sobre a temática para maior embasamento teórico e o procedimento de estudo de caso da rede de farmácias objeto desta pesquisa. Por fim, conclui-se que as relações comerciais entre empresas são de extrema necessidade para que se alcance os objetivos organizacionais e os resultados financeiros de ambas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thiago Silva, Maíra Assunção Macedo, Rafael Pereira Alves, Renata Sousa Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/