Masculinidade ao ponto: Análises sobre o apelo à virilidade ideal atribuída ao consumo de carne
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3623Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar o apelo a um ideal de masculinidade atribuído ao consumo de carne, observando, do ponto de vista publicitário, a significação, de forma intencional, de três peças publicitárias caracterizadas por potencializarem estereótipos. Sendo assim, foram selecionados, a fim de cumprir o objetivo proposto, dois anúncios impressos e uma capa de revista, analisados através da Retórica da Imagem de Barthes (1990), que orienta, sobretudo, que tais peças sejam observadas no decurso de dois aspectos: a denotação e a conotação. Ao fim do trabalho, constatou-se, a partir das análises, que as peças selecionadas se baseiam no modelo hegemônico de masculinidade, utilizando atributos que reforçam a imagem da mulher como objeto de consumo, seguindo determinadas características que identificam a ideia do gênero masculino como dominante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bel. Amanda Cassel Petry, Dr. Mauricio Barth
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/