Masculinidade ao ponto: Análises sobre o apelo à virilidade ideal atribuída ao consumo de carne

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3623

Abstract

O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar o apelo a um ideal de masculinidade atribuído ao consumo de carne, observando, do ponto de vista publicitário, a significação, de forma intencional, de três peças publicitárias caracterizadas por potencializarem estereótipos. Sendo assim, foram selecionados, a fim de cumprir o objetivo proposto, dois anúncios impressos e uma capa de revista, analisados através da Retórica da Imagem de Barthes (1990), que orienta, sobretudo, que tais peças sejam observadas no decurso de dois aspectos: a denotação e a conotação. Ao fim do trabalho, constatou-se, a partir das análises, que as peças selecionadas se baseiam no modelo hegemônico de masculinidade, utilizando atributos que reforçam a imagem da mulher como objeto de consumo, seguindo determinadas características que identificam a ideia do gênero masculino como dominante.

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Author Biographies

Amanda Cassel Petry, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Published

2023-08-30

Issue

Section

Dossiê Temático IV: História, Historiografia e Representações