Masculinidade ao ponto: Análises sobre o apelo à virilidade ideal atribuída ao consumo de carne
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3623Abstract
O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar o apelo a um ideal de masculinidade atribuído ao consumo de carne, observando, do ponto de vista publicitário, a significação, de forma intencional, de três peças publicitárias caracterizadas por potencializarem estereótipos. Sendo assim, foram selecionados, a fim de cumprir o objetivo proposto, dois anúncios impressos e uma capa de revista, analisados através da Retórica da Imagem de Barthes (1990), que orienta, sobretudo, que tais peças sejam observadas no decurso de dois aspectos: a denotação e a conotação. Ao fim do trabalho, constatou-se, a partir das análises, que as peças selecionadas se baseiam no modelo hegemônico de masculinidade, utilizando atributos que reforçam a imagem da mulher como objeto de consumo, seguindo determinadas características que identificam a ideia do gênero masculino como dominante.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Bel. Amanda Cassel Petry, Dr. Mauricio Barth
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/