Culturas, políticas e práticas na interface da educação especial e educação do/no campo

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DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3650

Resumo

Este estudo traz a problematização e o debate sobre as Políticas Educacionais com interface da Educação Especial e da Educação do/no Campo, se justifica relevante considerando que os estudantes desses grupos vivem em constante luta para reafirmar não só a sua existência, mas para que sejam reconhecidos e respeitados em seus direitos como cidadãos. Por objetivo buscamos analisar e destacar aspectos sobre as culturas, políticas e práticas reveladas a partir das dissertações defendidas no período 2017-2022 do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que tiveram como objeto de investigação a interface da educação especial e educação do/no campo. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliográfica. O estudo está sustentado na Teoria Crítica como suporte teórico-metodológico. Entre os resultados destacamos evidências da necessidade de políticas públicas para fazer avançar a consolidação da inclusão.

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Publicado

08/30/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático II: Educação e Sociedade