O palco da precarização nos holofotes da narrativa e do estilo

uma análise descritivo-interpretativa do esquete televisivo La Voz Laboral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3879

Resumo

La Voz Laboral foi um esquete cômico produzido pelo canal espanhol EITB, que faz alusão ao mundo do trabalho contemporâneo. Neste artigo, objetivou-se elencar conexões entre os elementos da obra e o atual contexto das relações de trabalho no mundo capitalista. Para isso, realizou-se uma leitura descritivo-interpretativa ancorada na combinação das análises narrativa e estilística – recorrendo a Todorov (1972), Butler (2010) e Rocha (2014) – com discussão teórica no campo econômico e laboral, com base em Krein (2013), Pereira e Cintra (2014), Mason (2017) e Antunes (2005). Os resultados apontaram que a correlação entre o reality show parodiado e o perfil predatório do mundo do trabalho sugere efeito de surpresa e, ao mesmo tempo, sentimento de familiaridade e identificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhone Ricardo Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Campinas, SP, Brasil.

João Paulo Hergesel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (Uniso). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens).

Downloads

Publicado

08/30/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático IV: História, Historiografia e Representações