O palco da precarização nos holofotes da narrativa e do estilo
uma análise descritivo-interpretativa do esquete televisivo La Voz Laboral
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3879Resumo
La Voz Laboral foi um esquete cômico produzido pelo canal espanhol EITB, que faz alusão ao mundo do trabalho contemporâneo. Neste artigo, objetivou-se elencar conexões entre os elementos da obra e o atual contexto das relações de trabalho no mundo capitalista. Para isso, realizou-se uma leitura descritivo-interpretativa ancorada na combinação das análises narrativa e estilística – recorrendo a Todorov (1972), Butler (2010) e Rocha (2014) – com discussão teórica no campo econômico e laboral, com base em Krein (2013), Pereira e Cintra (2014), Mason (2017) e Antunes (2005). Os resultados apontaram que a correlação entre o reality show parodiado e o perfil predatório do mundo do trabalho sugere efeito de surpresa e, ao mesmo tempo, sentimento de familiaridade e identificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ricardo Andrade, João Paulo Hergesel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/