Qualificação de Leads utilizando a Lógica Fuzzy

Authors

  • André Lima UniDomBosco
  • Darah Roberta Menandro UniDomBosco
  • José Arnaldo Frutuoso Roveda UNESP - Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.3911

Abstract

Em 2019, a emissora de televisão implementou um software de marketing digital para ampliar
sua presença online e compreender melhor o perfil dos potenciais clientes, visando auxiliar na
tomada de decisões estratégicas com base nas informações fornecidas pela ferramenta. A
evolução das tecnologias está transformando as perspectivas do marketing, com destaque para
o Marketing Digital, que visa atrair, comunicar e relacionar-se com os clientes por meios
eletrônicos, utilizando estratégias e análises das características e interações online dos
potenciais clientes para determinar o momento adequado de contato comercial, com o auxílio
da metodologia Teoria Fuzzy para lidar com informações incertas e fornecer resultados em
graus de pertinência. A pesquisa é um estudo de caso que busca compreender o momento
ideal para fazer uma oferta de negócio aos potenciais clientes e tem como objetivo
desenvolver um sistema de medição e qualificação automática de clientes em potencial,
utilizando a Lógica Fuzzy e as tecnologias disponíveis na empresa. Para isso, serão
determinadas as informações relevantes sobre o potencial dos clientes, realizada a modelagem
dos dados e fluxo de informações, e desenvolvido um sistema automatizado de classificação
dos potenciais clientes. Os objetivos alcançados proporcionaram à empresa uma visão clara e
objetiva do potencial dos clientes, facilitando decisões estratégicas, além de trazer eficiência e
automação ao processo de qualificação, otimizando tempo e recursos. A aplicação da lógica
fuzzy e das tecnologias disponíveis resultou em resultados mais precisos e confiáveis na
identificação e classificação dos clientes em potencial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Arnaldo Frutuoso Roveda, UNESP - Sorocaba

Professo Orientador do artigo

Published

2024-04-30

Issue

Section

Demanda Contínua