Qualificação de Leads utilizando a Lógica Fuzzy
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.3911Abstract
Em 2019, a emissora de televisão implementou um software de marketing digital para ampliar
sua presença online e compreender melhor o perfil dos potenciais clientes, visando auxiliar na
tomada de decisões estratégicas com base nas informações fornecidas pela ferramenta. A
evolução das tecnologias está transformando as perspectivas do marketing, com destaque para
o Marketing Digital, que visa atrair, comunicar e relacionar-se com os clientes por meios
eletrônicos, utilizando estratégias e análises das características e interações online dos
potenciais clientes para determinar o momento adequado de contato comercial, com o auxílio
da metodologia Teoria Fuzzy para lidar com informações incertas e fornecer resultados em
graus de pertinência. A pesquisa é um estudo de caso que busca compreender o momento
ideal para fazer uma oferta de negócio aos potenciais clientes e tem como objetivo
desenvolver um sistema de medição e qualificação automática de clientes em potencial,
utilizando a Lógica Fuzzy e as tecnologias disponíveis na empresa. Para isso, serão
determinadas as informações relevantes sobre o potencial dos clientes, realizada a modelagem
dos dados e fluxo de informações, e desenvolvido um sistema automatizado de classificação
dos potenciais clientes. Os objetivos alcançados proporcionaram à empresa uma visão clara e
objetiva do potencial dos clientes, facilitando decisões estratégicas, além de trazer eficiência e
automação ao processo de qualificação, otimizando tempo e recursos. A aplicação da lógica
fuzzy e das tecnologias disponíveis resultou em resultados mais precisos e confiáveis na
identificação e classificação dos clientes em potencial.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 DARAH ROBERTA MENANDRO, André Lima, José Arnaldo Frutuoso Roveda
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/