“Nossa Senhora lá vem do céu”: um estudo sobre os aspectos históricos da devoção a Nossa Senhora da Glória em Valença – RJ
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4055Resumo
O presente artigo busca compreender a devoção a Nossa Senhora da Glória em Valença, interior do Rio de Janeiro e suas singularidades. A partir da comparação entre tradição em torno da origem da imagem de Nossa Senhora da Glória e a linguagem textual das vidas dos santos medievais (Legendas) busca-se demonstrar que esta devoção guarda profundas relações com os povos indígenas comumente conhecidos por Coroados, levando em conta o momento em que os territórios do atual município começaram a ser ocupados no início do século XIX. Para tanto, foi consultada bibliografia específica sobre o tema e documentação de época contida em duas obras de memorialistas locais: “História de Valença” de Luis Damasceno e “Valença de Ontem e de Hoje” de Leoni Iório. Bem como foram consideradas algumas fontes imagéticas. Esperamos contribuir para futuras investigações em torno do papel desempenhado pelos indígenas enquanto protagonistas na construção da História local e mesmo da identidade religiosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel Moreira Medeiros Laureano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/