“Nossa Senhora lá vem do céu”: um estudo sobre os aspectos históricos da devoção a Nossa Senhora da Glória em Valença – RJ
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4055Abstract
O presente artigo busca compreender a devoção a Nossa Senhora da Glória em Valença, interior do Rio de Janeiro e suas singularidades. A partir da comparação entre tradição em torno da origem da imagem de Nossa Senhora da Glória e a linguagem textual das vidas dos santos medievais (Legendas) busca-se demonstrar que esta devoção guarda profundas relações com os povos indígenas comumente conhecidos por Coroados, levando em conta o momento em que os territórios do atual município começaram a ser ocupados no início do século XIX. Para tanto, foi consultada bibliografia específica sobre o tema e documentação de época contida em duas obras de memorialistas locais: “História de Valença” de Luis Damasceno e “Valença de Ontem e de Hoje” de Leoni Iório. Bem como foram consideradas algumas fontes imagéticas. Esperamos contribuir para futuras investigações em torno do papel desempenhado pelos indígenas enquanto protagonistas na construção da História local e mesmo da identidade religiosa.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gabriel Moreira Medeiros Laureano
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/