Um estudo inicial sobre as oportunidades de utilização do Metaverso no Ensino em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4096Resumo
Tradicionalmente os profissionais da saúde passam por uma formação acadêmica mais fundamentada em um tipo de ensino e aprendizagem conservador. Geralmente, esse modelo educacional faz o uso de poucos recursos tecnológicos, tais como a realidade virtual (VR). Entretanto, este cenário vem mudando. A adoção de abordagens inovadoras e a utilização de novas tecnologias como facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem já vem sendo percebida em alguns ambientes educacionais. Uma dessas tecnologias de realidade virtual é o metaverso, que permite a interação imersiva do usuário com aplicações computacionais, possibilitando uma experiência mais realista. Diante disso, este trabalho apresenta uma investigação inicial sobre os benefícios e oportunidades que esta tecnologia traz para o ensino em saúde. Um estudo experimental preliminar foi realizado com um grupo para avaliar a experiência dos participantes neste ambiente. Os resultados obtidos corroboram o potencial da tecnologia para o ensino na área da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Antonio Silva, Gabriel, Anrafel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/