Uma Leitura das narrativas de ciclos de vida profissional de professores na concepção de Huberman

Autores

  • Rosiane de Oliveira da Fonseca Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Amanda Oliveira Rabelo

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4181

Resumo

Neste trabalho analisamos os desafios enfrentados na carreira docente, desde o “choque de realidade” e ao longo do tempo em seu desenvolvimento profissional docente, entrelaçado à construção e reconstrução da identidade docente. Analisamos os ciclos de vida profissional de professores na concepção de Huberman (1995) além de dialogar com outros autores sobre a temática. Realizamos a pesquisa com três professores do Curso Normal, com diferentes tempos de magistério, de uma mesma escola de Trajano de Moraes-RJ. A metodologia é de abordagem investigação narrativa, centrada no método qualitativo, exploratório-descritivo. As informações foram construídas através de entrevistas semiestruturadas, e as análises das narrativas em diálogo com o referencial teórico, através da modalidade de pesquisa investigação narrativa, através da cognição narrativa e a cognição paradigmática. Analisando os dados da pesquisa, conhecemos melhor, as trajetórias dos professores, percepções sobre a docência enquanto atuação profissional, desafios enfrentados e experiências vividas na formação do ser docente.

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Publicado

04/30/2024

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