Uma Leitura das narrativas de ciclos de vida profissional de professores na concepção de Huberman
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4181Resumo
Neste trabalho analisamos os desafios enfrentados na carreira docente, desde o “choque de realidade” e ao longo do tempo em seu desenvolvimento profissional docente, entrelaçado à construção e reconstrução da identidade docente. Analisamos os ciclos de vida profissional de professores na concepção de Huberman (1995) além de dialogar com outros autores sobre a temática. Realizamos a pesquisa com três professores do Curso Normal, com diferentes tempos de magistério, de uma mesma escola de Trajano de Moraes-RJ. A metodologia é de abordagem investigação narrativa, centrada no método qualitativo, exploratório-descritivo. As informações foram construídas através de entrevistas semiestruturadas, e as análises das narrativas em diálogo com o referencial teórico, através da modalidade de pesquisa investigação narrativa, através da cognição narrativa e a cognição paradigmática. Analisando os dados da pesquisa, conhecemos melhor, as trajetórias dos professores, percepções sobre a docência enquanto atuação profissional, desafios enfrentados e experiências vividas na formação do ser docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosiane de Oliveira da Fonseca Santos, Prof. Dra. Amanda Oliveira Rabelo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/