O Ensino de Lutas na Escola: Uma Revisão Integrativa da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4338Resumo
Esta produção tem como objetivo analisar o ensino das lutas nas aulas de educação física no ensino fundamental, utilizando os principais achados de artigos produzidos no período de 2018 a 2023. No que se refere à metodologia, trata-se de uma revisão integrativa, executada mediante busca nos bancos de dados científicos: Google Acadêmico, Lilacs, SciELO e Periodicos CAPES, a partir dos descritores: “ensino das lutas”, “lutas na escola” e “lutas na educação física escolar”. Assim, seguindo os critérios de inclusão, de um total de 1.266 artigos, foram selecionados 15 artigos para integrar a revisão. Apesar de muitos estudos evidenciarem as benesses da prática das lutas na educação física escolar, ainda persiste um modo de abordagem mais restrito, pouco abordado nas escolas. De acordo com esta pesquisa, esse fato pode ser justificado por fatores como a suposta violência intrínseca atribuída, a carência de materiais adequados para a aula e pela falta de preparo docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Eduarda Bezerra Lacerda-Swendsen, Edson Swendsen Ferreira da Rocha, Pierre Normando Gomes-da-Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/