O Ensino de Lutas na Escola: Uma Revisão Integrativa da Literatura

Autores

  • Maria Eduarda Bezerra Lacerda-Swendsen UFPB
  • Edson Swendsen Ferreira da Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4338

Resumo

Esta produção tem como objetivo analisar o ensino das lutas nas aulas de educação física no ensino fundamental, utilizando os principais achados de artigos produzidos no período de 2018 a 2023. No que se refere à metodologia, trata-se de uma revisão integrativa, executada mediante busca nos bancos de dados científicos: Google Acadêmico, Lilacs, SciELO e Periodicos CAPES, a partir dos descritores: “ensino das lutas”, “lutas na escola” e “lutas na educação física escolar”. Assim, seguindo os critérios de inclusão, de um total de 1.266 artigos, foram selecionados 15 artigos para integrar a revisão. Apesar de muitos estudos evidenciarem as benesses da prática das lutas na educação física escolar, ainda persiste um modo de abordagem mais restrito, pouco abordado nas escolas. De acordo com esta pesquisa, esse fato pode ser justificado por fatores como a suposta violência intrínseca atribuída, a carência de materiais adequados para a aula e pela falta de preparo docente.

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Publicado

06/19/2024