O Letramento Racial como Fator de Enfrentamento ao Bullying nas Escolas

Authors

  • Cíntia da Glória Lobo
  • Sandra Duarte Antão Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4399

Abstract

As relações sociais nas escolas afetam diretamente o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de experiências que podem ser saudáveis e outras que se mostram como fator de risco para o desenvolvimento de problemas socioemocionais. O bullying se mostra como um fator de alto impacto negativo. O presente trabalho tem por objetivo dialogar acerca do fenômeno do bullying nas escolas, tendo a criança negra como centro de análise. Pretende-se apresentar o conceito de racismo recreativo, pois este mostra-se como uma forma de dominação racial disfarçado de humor, gerando sofrimento nas vítimas e como isso pode afetar diretamente o rendimento escolar, trazendo prejuízos e danos aos alunos a curto, médio e longo prazo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando as plataformas Google acadêmico, Scielo, PEPSIC, bem como livros com autores que tratam sobre a temática do racismo. Dentre os artigos selecionados, foram escolhidos aqueles considerados como tendo maior relevância em relação ao tema. O estudo pretende ainda apontar caminhos para que diálogos para o enfrentamento possam ser construídos através do letramento racial, estimulando discussões que desenvolvam projetos que estimulem a equidade, respeito, empatia a todos, sem exceção de classe social, gênero e raça/etnia. Diante de tais pressupostos, o presente estudo evidenciou como possibilidade de intervenção estratégias sobre a importância do Letramento racial. A pesquisa demonstrou a escassez de projetos voltados para o combate à discriminação racial nas escolas, indicando o longo caminho a ser percorrido no que concerne ao desenvolvimento de estratégias práticas de intervenção.

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Published

2024-04-30

Issue

Section

Primeiros Escritos