O Letramento Racial como Fator de Enfrentamento ao Bullying nas Escolas
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4399Resumo
As relações sociais nas escolas afetam diretamente o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de experiências que podem ser saudáveis e outras que se mostram como fator de risco para o desenvolvimento de problemas socioemocionais. O bullying se mostra como um fator de alto impacto negativo. O presente trabalho tem por objetivo dialogar acerca do fenômeno do bullying nas escolas, tendo a criança negra como centro de análise. Pretende-se apresentar o conceito de racismo recreativo, pois este mostra-se como uma forma de dominação racial disfarçado de humor, gerando sofrimento nas vítimas e como isso pode afetar diretamente o rendimento escolar, trazendo prejuízos e danos aos alunos a curto, médio e longo prazo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando as plataformas Google acadêmico, Scielo, PEPSIC, bem como livros com autores que tratam sobre a temática do racismo. Dentre os artigos selecionados, foram escolhidos aqueles considerados como tendo maior relevância em relação ao tema. O estudo pretende ainda apontar caminhos para que diálogos para o enfrentamento possam ser construídos através do letramento racial, estimulando discussões que desenvolvam projetos que estimulem a equidade, respeito, empatia a todos, sem exceção de classe social, gênero e raça/etnia. Diante de tais pressupostos, o presente estudo evidenciou como possibilidade de intervenção estratégias sobre a importância do Letramento racial. A pesquisa demonstrou a escassez de projetos voltados para o combate à discriminação racial nas escolas, indicando o longo caminho a ser percorrido no que concerne ao desenvolvimento de estratégias práticas de intervenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cíntia da Glória Lobo , Sandra Duarte Antão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/