A Educação Inclusiva de Cabo Frio-RJ frente ao PME x Meta 4 do PNE: Metas, Matrículas e Infraestrutura Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4414

Resumo

A pesquisa propõe uma análise do Plano Municipal de Educação da cidade de Cabo Frio, município localizado no Estado do Rio de Janeiro, apresentando as discrepâncias e conformidades em referência à Meta 4 do Plano Nacional de Educação em cada uma das suas 19 estratégias.  A metodologia aplicada à pesquisa foi qualitativa, documental, narrativa e descritiva; comparamos a lei federal n° 13.005/2015 com a lei municipal de n° 2.644. Apresentamos um recorte das matrículas da educação básica referentes aos anos 2014-2020, apresentamos dados do censo escolar referentes à infraestrutura educacional municipal. A pesquisa concluiu que Cabo Frio necessita alinhar o seu Plano Municipal ao Plano Nacional para melhor atender a educação inclusiva e direcionar políticas públicas em atendimento dos perfis de deficiências mais frequentes, além de melhorar, a infraestrutura das escolas, permitindo um melhor atendimento educacional a todos.

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Biografia do Autor

Elias dos Santos Silva Junior, Universidade Federal Fluminense

Professor EBTT em Informática Educativa no Instituto Federal Fluminense - IFF. Doutorando em Ciências Tecnologia e Inclusão - PGCTIn - UFF; Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF, 2018); Especialista em Tecnologia de Redes de Computadores (UFLA, 2008); Licenciado em Informática pela Universidade Veiga de Almeida (UVA, 2007); Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Veiga de Almeida (UVA, 2006). Técnico em Informática pelo Centro de Ensino e Treinamento Aplicado a Profissionais (CETAP, 2016). Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL, 1999). Professor Docente I, C Ref.:3 de 2007 até 2010, lecionando as seguintes disciplinas: Montagem e Manutenção de Computadores, Lógica e Algoritmos, Informática Básica, Redes de Computadores, Programação para Internet, Análise e Método de Pesquisa, no curso Pós Médio do Colégio Estadual Professor Renato Azevedo (Cabo Frio RJ). Pesquisador na área de Tecnologia Assistiva destinada à Deficiência Visual aplicando a Eletrônica e a Computação em Mapas Táteis. Experiência na área da Eletrônica, Ciência da Computação, Redes de Computadores, Educação e Ensino da Informática. Robótica Educacional aplicando Arduíno e outros microcontroladores. Pensamento computacional na educação básica. Interesse em pesquisas e em desenvolvimento de sistemas embarcados com microcontroladores, modelagem e impressão em 3D no desenvolvimento de protótipos.

Alessandra Furtado de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn/UFF); Mestre pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF), e graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases (1996). Professora de História da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói, professora de Geografia da Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura e professora docente II /apoio especializado da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Foi diretora adjunta da Escola Municipal Honorina de Carvalho,  no município de Niterói (2017/2021). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, inclusão, ensino, pensamento computacional e formação de professores.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Reconhecimento de nível em Portugal pela faculdade de educação da Universidade do Minho. Tenho pós-doc no programa de pós- graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente e no programa de pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Desenvolvo pesquisas à formação de professores, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, produção de materiais didáticos. Coordeno o projeto Galileu Galilei, faço parte do grupo de pesquisa: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atualmente, sou um dos membros da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe)

Fabiana Rodrigues Leta, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Foi Diretora da Escola de Engenharia da UFF de novembro de 2018 a fevereiro de 2020. Foi responsável pela criação da AGIR - Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense, ocupando o cargo de diretora no período de 2009 a 2014. Criou o Centro Integrado de Tecnologia e Inovação da Escola de Engenharia da UFF desde 2014. Foi editora da revista da Escola de Engenharia da UFF, Engevista, até 2016 . Coordena o Laboratório de Metrologia Dimensional e Computacional, criado pela mesma na UFF. É membro da Associação Brasileira Ciências de Engenharia Mecânicas e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Atua no Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFF. Coordena diversos projetos e orienta alunos de graduação e pós-graduação. É tutora do Programa de Educação Tutorial (MEC-SESu). Desenvolve pesquisas principalmente nas seguintes áreas: Visão Computacional, Metrologia, Inovação Tecnológica, Ensino de Engenharia e Petróleo e Gás.

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Publicado

08/30/2024

Edição

Seção

Dossieê Temático III - EDUCAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS